CAPS promove ação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial

Pomerode News

Aproximadamente 30 pessoas participaram do evento

No dia 19/05/2017 ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS a festa alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial, que contou com a presença dos usuários do serviço e de seus familiares. Os profissionais realizaram diversas atividades com o público presente, incluindo danças, dinâmicas, apresentação (dos profissionais e dos usuários) e ao final foi servido um delicioso café.

 

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios”e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

 

A Luta Antimanicomial é uma data de extrema importância para o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, pois este serviço surgiu para que ocorresse o fim das internações a longo prazo (por vezes, pela vida inteira do usuário com transtorno mental), sendo um dos meios mais eficazes para a mudança do modelo de tratamento hospitalocêntrico.