Filhotes de sagui-imperador nascem em zoológico de Pomerode

Notícias

Dois filhotes de sagui-imperador nasceram no zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí. Os macaquinhos são os primeiros da espécie a nascer na unidade, segundo o responsável técnico e biólogo Cláudio Mass. O Zoo Pomerode faz parte de um programa mundial de conservação desse tipo de macaco.

Os filhotes nasceram em 8 de abril. Eles ainda não têm nomes e o zoológico não sabe se são machos ou fêmeas. “Vamos manipulá-los aos três meses. Nesta fase, a monitoria é a distância e pelo comportamento”, explica o biólogo. O nome científico da espécie é Saguinus imperator.

Ao todo, o Zoo Pomerode tem quatro saguis-imperadores. A espécie pode ser encontrada no Brasil, nos estados do Acre e Amazonas, e também na Bolívia e no Peru.

Segundo o zoológico, a urbanização, construção de rodovias, atividades agropecuárias e extração de madeira diminuem o habitat do sagui-imperador e ameaçam a continuidade da espécie.

“Eles estão sofrendo com a constante diminuição da população e isso leva à diminuição da diversidade genética. Por isso, é tão importante esses nascimentos, pois asseguramos a sobrevivência dela [espécie]”, explica o biólogo.

Fonte: G1