Guia do Centro Histórico

Pontos Turísticos

O percurso do Centro Histórico compreende 1.500m de extensão no qual são destacadas 35 edificações. O trajeto inicia no Portal Turístico Sul, na Rua XV de Novembro, segue pela Rua Frederico Weege até o estabelecimento da Polícia Militar e também percorre a Rua Paulo Zimmermann e imediações, onde se localizava o Complexo Weege, atual Centro Cultural da cidade.

Além da Rota Enxaimel, em Testo Alto, os turistas e a comunidade podem reviver a história de Pomerode no Centro da cidade, com informações sobre as edificações construídas a partir de 1900. Uma forma de valorizar as características culturais do município e dos antepassados.

A ideia para a confecção de um Guia do Centro Histórico surgiu quando a atual vice-prefeita Gladys D. Sievert foi Secretária de Turismo (2000 e 2004). Em 2006, a turismóloga, Christiane W. Fausel , apresentou o trabalho de conclusão de curso sobre o tema. Após isso, da pesquisa para a produção da peça até a confecção foram quatro anos. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo Cultura e Esporte (Setuce), Fundação Cultural de Pomerode e a comunidade.

Com 30 páginas, o material traz fotos e a história das famílias que empreenderam no município e das edificações do período do desenvolvimento urbano de Pomerode. Além de apresentar um mapa do roteiro, o material impresso traz informações sobre a arquitetura, curiosidades, fotos antigas e momentos históricos.