Mais duas cidades da Grande Florianópolis terão sinal analógico desligado em janeiro

Notícias

Mais dois municípios da Grande Florianópolis terão o sinal analógico desligado em 31 de janeiro de 2018. Moradores de Antônio Carlos e São Pedro de Alcântara recebem o sinal digital assim como residentes em Florianópolis, São José, Paulo Lopes, Palhoça e Biguaçu, que terão o sinal analógico desligado na mesma data.

Conforme o engenheiro de telecomunicações Emerson Costa, em outras regiões do país, municípios também foram incluídos no grupo de desligamento semanas antes da suspensão do sinal analógico.

“Embora a previsão inicial do governo federal contemplasse cinco cidades da Grande Florianópolis, depois de várias medições de sinal, foi constatado que nessas localidades chega também o sinal digital. Com isso, foi pleiteado junto ao governo para que essas cidades entrassem na lista do desligamento para que a população tivesse direito a receber o kit gratuito da TV digital. Eu estava nessa reunião em Brasília em que pleiteamos o benefício a estas duas cidades e agora nos foi concedido”, relatou.

Benefícios

A mudança traz melhorias de som e imagem para quem gosta de se divertir em frente à telinha. Quem não realizar a mudança para o digital, pode ficar sem ver TV. No dia do desligamento do sinal analógico, todas as emissoras deixarão de transmitir sua programação por essa frequência. Quem não estiver preparado para sintonizar os canais digitais, não conseguirá ver nada além de chuviscos. Por isso, é importante realizar a transição para o digital antes de 31 de janeiro de 2018.

O sinal digital é gratuito. Para recebê-lo, é preciso preparar o televisor com uma antena externa UHF e um conversor. Se o modelo do seu aparelho for posterior a 2012, pode contar com conversor integrado. Mas, se a TV é mais antiga, ou é modelo tubo, é preciso instalar o conversor digital. Beneficiários de programas sociais do Governo Federal têm direito ao kit gratuito. Para descobrir se tem direito, basta consultar o site da Seja Digital ou ligar para 147.