Pomerode atrai turistas para festa típica alemã a partir da próxima semana

Pomerode News

Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, que fica no Vale do Itajaí, espera receber em torno de 80 mil pessoas na tradicional festa germânica que ocorre de 9 a 21 de janeiro. A Festa Pomerana deste ano comemora os 60 anos de emancipação político-administrativa, marcando uma edição especial dos festejos. As informações são da Santur (Santa Catarina Turismo S/A)

Além dos tocadores de bandoneon regionais, esta edição do encontro terá a participação inédita de músicos da cidade de Eibenstock, onde existe a última fábrica do instrumento na Alemanha. Cada um dos 10 integrantes do grupo visitante produzem o próprio instrumento artesanalmente.

A gastronomia é protagonista da festa. Todos os dias, um prato típico alemão, doce ou salgado, além de cerveja artesanal produzida localmente, estarão na disputa pela melhor receita. Quem define o melhor sabor é o próprio público, que experimenta a produção e dá notas. Entre as novidades está um espaço dedicado à alimentação inclusiva, com opções de cardápio para quem tem alergia a glúten e intolerância à lactose. A área gastronômica Biergarten também estará maior, para melhor atender o público.

Chope

A bebida oficial da 36ª Festa Pomerana leva assinatura da Cervejaria Schornstein, da própria cidade. No ano passado, o consumo ultrapassou 159 mil copos de chope. Outras marcas de cervejas artesanais também serão servidas.

Competições típicas

Os desafios “esportivos” também fazem parter das tradições da festa e nem a dificuldade do nome da prova atrapalha a participação do público. As competições de Lenhador (Holzhacker) e serrador (Baumstammwettsägen) resgatam antigas práticas dos colonizadores. Nas provas os competidores devem cortar um tronco no menor tempo possível. Já quem tem fôlego (e fome) pode concorrer ao título de comedor de linguiça. A prova AllesWurst (“É tudo linguiça”) dará o título àquele que comer um salsichão especial de 23 centímetros no menor tempo.

Nem o chope escapa das competições. No Meterbier (chope em metro), o participante precisa beber 600ml de chope diretamente da tulipa. Fassrennen (Corrida do Barril) é a competição em dupla, que consiste em rolar um barril de alumínio, com capacidade de 50 litros, por uma “pista”. Um competidor faz o percurso de ida e o outro de volta. Por fim, o Tauziehen (Cabo de Guerra Alemão) é uma prova em que se disputa em trios. A equipe que puxar o grupo oponente vence.

Cerimônia religiosa luterana, apresentações de grupos folclóricos e desfiles típicos completam as atrações da festa.

Serviço

O quê: 36ª Festa Pomerana

Quando: De 9 a 21 de janeiro

Onde: Parque Municipal de Eventos

Ingressos: Quartas, quintas e domingos – R$ 12;

Sextas e sábados – R$ 30;

Segundas, terças e na 1ª quarta-feira a entrada é gratuita.

Crianças até 12 anos e pessoas com traje típico não pagam entrada.

 

Fonte: Nd online