Pomerode inicia campanha de vacinação contra a gripe

Pomerode News

A campanha de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira (23,) em Pomerode. A vacina está disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família da cidade.

A vacina previne contra H1N1 e H3N2, subtipos do vírus Influenza A, e contra Influenza B. A dose é contraindicada apenas para quem apresentou reação alérgica grave em doses anteriores ou tenha alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) informa que a vacina contra a gripe está disponível em todos os postos da rede municipal de saúde, mas é direcionada a um público específico, definido pelo Ministério da Saúde, que inclui pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

A SESA orienta as pessoas a levarem o cartão de vacina aos postos e, no caso de pacientes com doenças crônicas, é necessário apresentar comprovação através de prescrição médica.

A campanha de vacinação em Pomerode vai acontecer até o próximo dia 1º de junho, sendo 12 de maio, o dia “D” de mobilização em todo país.