Professora pomerodense é destaque no Prêmio Professores do Brasil

Pomerode News

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

A educadora da Rede Municipal de Educação, professora Edineia Aparecida Alves de Medeiros Fagundes, da EBM Almirante Barroso, através do projeto “Matematicando nas Delícias do sítio!”, voltado ao Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, conquistou o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil.

Em 2018 o Prêmio está em sua 11ª edição, estimulando todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Os relatos foram avaliados e os projetos mais consistentes e ricos em conteúdo, selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional. Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

Na etapa estadual foram selecionados os melhores trabalhos por categoria em cada Unidade Federativa. Em Santa Catarina, além dos seis classificados para a etapa regional, foram selecionados mais dois destaques por categoria. Os três primeiros colocados, das seis categorias, receberam certificado e os vencedores ganharam troféu.

O Prêmio Professores do Brasil visa reconhecer e premiar os projetos mais criativos e inovadores, com ações que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. O concurso é uma iniciativa do MEC, em parceria com várias instituições, entre elas a UNDIME.

O projeto contribuiu para o desenvolvimento de várias áreas, segundo a educadora, auxiliando principalmente os alunos com dificuldades em matemática. “O projeto foi realizado em 2017, com as turmas do 3º ano, tendo como foco a matemática, a leitura e a escrita. A turma se envolveu, participou. Primeiramente, escolhemos a obra de Monteiro Lobato, abordamos a matemática com uma outra perspectiva. Trabalhamos medidas de comprimento, com vasilhames, para produzirmos receitas. Montamos uma espécie de mercadinho em sala, para aprofundarmos a questão do dinheiro, notas sem valores e a resolução de problemas. A matemática é uma realidade do nosso dia a dia e mesmo assim, em muitos momentos, a importância do nosso trabalho não é reconhecida. Ficar em segundo lugar num prêmio estadual, é algo inexplicável. Agradeço a Deus, a dona Rosa (diretora), a Débora (orientadora) e aos demais professores que de alguma maneira contribuíram com a iniciativa”, explicou Edineia Aparecida Alves de Medeiros Fagundes.

Finalizando, a educadora destaca um dos pensamentos de Paulo Freire, que norteou seu projeto. “É fundamental diminuir a distância… É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.